[21/03/2011] - "Twitter faz 5 anos com quase 7.000 mensagens por segundo"

Criado para enviar SMS para amigos, serviço já tem mais de 200 milhões de usuários

Há cinco anos, quando Jack Dorsey, um dos três fundadores do Twitter, tuitou pela primeira vez, não imaginava que estava dando à luz uma das maiores revoluções do mundo virtual, que faria aniversário comemorando exatos 6.939 posts por segundo, recorde que foi batido no Ano-Novo deste ano, no Japão.

De lá para cá, o microblog, que foi criado originalmente como um serviço para quem queria mandar SMS (mensagens de texto para celular) para um grupo de amigos, se tornou uma ferramenta tão popular como o Facebook e mudou a vida das pessoas, tanto que é conhecido em todo o mundo como o SMS da internet.

Fundado por Biz Stone (@biz), Evan Williams (@ev) e Dorsey (@jack), o Twitter estreou com a mensagem “apenas configurando meu twttr”. Como Biz Stone já tinha trabalhado como designer gráfico, foi ele quem criou o logo do microblog.

Desde 2009, quando estourou de fato em todo o mundo – 72,5% de todos os usuários até então abriram uma conta no serviço nos cinco primeiros meses de 2009 – o Twitter vem contribuindo para a comunicação entre cada usuário e seus seguidores em todo o mundo.

Muita gente se pergunta por que o Twitter só tem espaço para 140 caracteres. Diz a lenda que, na época do desenvolvimento do site – até meados de outubro de 2006, quando perdeu o vínculo com os celulares – os criadores decidiram que os posts seriam como uma mensagem de texto de celular (SMS), que tinham 160 caracteres. Como 20 deles eram reservados para o nome do usuário que mandou a mensagem, sobraram apenas 140 para o texto.

Nesses cinco anos, o Twitter evoluiu muito e rápido, até chegar a mais de 200 milhões de usuários e se consagrar como uma das melhores ferramentas para a troca mundial de informações pessoais, notícias e até fofocas que veio para ficar.



Clique na imagem para ampliar
FONTE (link)

RABISCO
Vale lembrar que o microblog faz aniversário em meio a uma onde de protestos nunca vista no norte da África e Oriente Médio iniciada desde dezembro de 2010 em que milhares de pessoas lutam para derrubar seus governos. Sendo que o Twitter foi uma dos meios mais utilizados por tais manifestantes conseguindo reunir milheres de pessoas em praças, frente de universidade e mesquitas de um dia para o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário