"Avaliação 360 Graus: O Que é, Como Funciona e Quais São Seus Pontos Fortes" - de Rh Portal

Nota: Riscos e grifos meus!

"Para entender o que é uma avaliação 360º é necessário, primeiramente, compreender que avaliação de competências não é avaliação de desempenho", explica Renan de Marchi Sinachi, consultor da Leme Consultoria nas áreas de Gestão Estratégica e Desenvolvimento de Pessoas.

Segundo ele, a avaliação 360º se baseia em múltiplas fontes. Por meio dela, o colaborador pode ser avaliado por seus pares, superiores, subordinados, clientes internos, levando em conta, até mesmo, sua auto-avaliação.

Avaliação de competência ou de desempenho?

"Mas esta avaliação pode ser de competências 360º ou avaliação de desempenho com foco em competências 360º", diz.

Algumas empresas, erroneamente*, atribuem ao seu instrumento de avaliação o nome de avaliação de desempenho, considerando apenas as competências comportamentais e técnicas necessárias para as funções da organização. Porém, a avaliação de desempenho deve considerar muito mais do que competências. Por exemplo, deve englobar a real entrega de cada colaborador para a organização.

"Para compreender esta entrega, devemos considerar que resultados efetivos são provenientes de quatro perspectivas de análise, que são: competências comportamentais, competências técnicas, resultados obtidos e responsabilidades", explica Sinachi.

A realidade sob diversos prismas

A avaliação 360º, também conhecida como avaliação de múltiplas fontes, é um instrumento para gestão de pessoas, que considera inúmeras óticas e pontos de vista, para identificar o nível das competências de um profissional e sua real entrega para a empresa.

"A avaliação de desempenho com foco em competências 360º fornece dados precisos)* para gestão de pessoas, e ajuda a compreender suas necessidades de treinamento e desenvolvimento, assim como suas potencialidades, considerando diversas óticas.

A garantia de maior proporção de realidade e veracidade no resultado da avaliação é então a grande vantagem da avaliação 360º", completa o especialista.
Fonte: RH Portal

* Se avaliação 360 graus não é instrumento de "avaliação de desempenho" é o que? Avaliação de competências (avaliação de desempenho com foco em competências 360)... Ok a análise do autor... Mas, nas questões de concursos estão apenas como "avaliação de desempenho".

** Pelo que sei...Na GP, nada é preciso. Afinal, tratamos de pessoas e estas não são quantificadas em nenhum aspecto com PRECISÃO. Concorda?

RABISCOS

Conceito: intrumento de avaliação (de competência/desempenho) baseada em múltiplas fontes (pares*, superiores, subordinados, clientes internos ou até auto-avaliação).
*Pares é um termo de RH usado para designar os colegas de trabalho (que eu saiba).

Sinônimos: avaliação 360º = avaliação de múltiplas fontes.

(funcionamento) Considerar 4 perspectivas de análise:
1. competências comportamentais;
2. competências técnicas
3. resultados obtidos
4. responsabilidades

Em outras palavras, deve- se analisar:
1. comportamento
2. conhecimentos técnicos
3. desempenho = resultados obtidos
4. se é responsável ou não

Vantagens
- inúmeras óticas e pontos de vista (mais fontes = dados mais verídicos, porque dá para confrontar, certo?)
- garantia de maior proporção de realidade e veracidade no resultado da avaliação é a grande vantagem

Objetivos
- identificar o nível das competências
- identificar necessidades de treinamento e desenvolvimento
- identificar potencialidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário