Emprego dos porquês

Quando usar o "por que" (separado e sem acento)?
Se usa por que em dois casos:
Caso 1. quando é possível a substituição do termo por que (preposição + pronome interrogativo) pela expressão por qual (motivo*). *Motivo ou causa ou razão. Ex.: Por que você não veio ontem? equivale a "por qual motivo você não veio ontem".
Caso 2. quando o por que (preposição + pronome relativo) pode ser substituído por "pelo qual" (e suas variações). Ex.: Não foi comentado o motivo por que ele renunciou ao cargo (por que =  pelo qual).
Nota. Se usa por que independente se a frase estiver na ordem direta ou indireta.
Cuidado: no final de frases interrogativas o por que (separado e sem acento) vira por quê (separado e com acento). Exemplo: Estudei bastante ontem à noite. Sabe por quê? Logo, "Por que...?" é usado em interrogações, no começo ou meio de perguntas, e por quê no final de frases interrogativas e outras.

Quando usar o "por quê" (separado e com acento)?
Caso 1. No final de frases interrogativas. Exemplo: Vocês não comeram tudo por quê?
Caso 2. No final de frases exclamativas. Exemplo: Será deselegante se você perguntar novamente por quê!
Caso 3. Imediatamente antes de ponto final.
Imediatamente antes de reticências (...).
Nota. Pra fixar é só lembrar que a palavra que em final de frase, acompanhada de ponto (. ! ? ...) recebe acento circunflexo. Exemplos: Isso é feito de quê? ou na frase "Ele sabe o quê!"
"Caso surja no final de uma frase, imediatamente antes de um ponto (final, de interrogação, de exclamação) ou de reticências, a sequência deve ser grafada por quê (com acento), pois, devido à posição na frase, o monossílabo "que" passa a ser tônico" (site só português).
Nota. ...por quê? - no final de perguntas (?) e exclamações (!); também antes de (.) e (...). Logo, por quê é usado sempre em finais de frases.

Quando usar o "porque" (junto e sem acento)?
Essa é a forma mais usada dos porquês no dia a dia. Primeiramente deve-se saber que é uma conjunção. Como conjunção, pode ser causal ou explicativa. Logo, porque é um conectivo que é usado para ligar uma frase com relação de causa e efeito ou motivo e efeito. É usada em explicação e em respostas (com perguntas explícitas ou implícitas). Equivale a pois, já que, uma vez que, como.
Aplicação:
- Respostas (explicação de perguntas), equivalente a pois. Exemplo: Vou ao supermercado porque não temos mais frutas (porque=pois).
- Explicações, equivalente a pois. Na frase "Não veio à aula porque não tem caderno?" (porque= pois, logo, mesmo sendo uma interrogação usa-se porque).


Quando usar o "porquê" (junto e com acento)?
A forma porquê é usada quando na função de substantivo, ou seja, sempre estará com um determinante implícito ou explícito. O determinante pode ser um artigo, numeral, pronome ou adjetivo que irá caracterizar a presença de substantivo. Exemplo: Uso dos porquês (dos = de + o. O "dos" corresponde ao "de" que é preposição e "os" ao artigo, que está caracterizando a presença de substantivo, determinando-o).

Dica. “Você faz o porquê separado na pergunta e junto na resposta. Quando pode substituir por pelo qual, escreve separado. E o acento quando termina a frase, quando depois do que vem um ponto final. Esse que tem um acento circunflexo em cima”, explica o professor Caio Galhardi (site G1).

RESUMO
Nota. O uso dos porquês não foi alterado no novo acordo ortográfico.
O raciocínio é fazer a sequência dos separados e depois dos unidos. Faça um esquema mental (como o esquema do tópico abaixo) de quando usá-los e aplique-os um por um. O que corresponder é a reposta. Comigo deu certo pensar nas equivalências e substituições e sinceramente é a forma mais segura para responder. Mas existe outras formas que podem funcionar.
Outra forma é pensar: se pergunta (Por que...por que...por quê?), ou seja, por que no começo e meio, por quê no fim; se em resposta ou explicação pode-se confundir porque com por que, para que isso não aconteça, basta verificar qual equivale a "pois" (= porque, junto), que é o usado em explicações; se dá para preceder com artigo, pronome ou numeral usa-se porquê. Quanto ao mais, não adianta, tem que fazer exercícios para fixar. Bons estudos!


ESQUEMA
Por que: "por qual motivo", "pelo qual".
Por quê: final de frases.
Porque: explicativo. Equivale a "pois".
Porquê: substantivo.
---
Perguntas: Por que...por que...por quê?
Respostas: porque.
---
"O" porquê.

FONTES  

QUESTÕES

Nenhum comentário:

Postar um comentário