Conjunções subordinadas e coordenadas

Conceito/função das conjunções

Conjunção é uma das dez classes de palavras definidas pela gramática. As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações ou dois termos de mesma função sintática, estabelecendo entre eles uma relação de dependência ou de simples coordenação.
Ex.: Nossa justiça é precária e nefasta.
Ex.: A situação social da nossa justiça é precária, mas ainda existem aqueles que só buscam privilégios pessoais.
Ex.: Não se pode deixar de perceber que a situação social da justiça é precária.

Locução Conjuntiva

Quando duas ou mais palavras exercem função de conjunção dá-se-lhes o nome de locução conjuntiva.
Casos mais comuns: visto que, desde que, ainda que, por mais que, à medida que, à proporção que, apesar de, a fim de que.
Ex.: O Juiz fixou a sentença, visto que já tinha ocorrido o saneamento do processo.

Classificação das conjunções

As conjunções são classificadas de acordo a relação de dependência sintática dos termos que ligam. Se conectarem orações ou termos pertencentes a um mesmo nível sintático, são ditas conjunções coordenativas.
Quando conectam duas orações que apresentem diferentes níveis sintáticos, ou seja, uma oração é um membro sintático da outra, são chamadas de conjunções subordinativas.
· Tipos de relação que estabelecem.
· De acordo com o sentido.


Conjunções Coordenativas

· Aditivas –e, mas também, bem como.
· Adversativas –mas, porém, contudo, todavia, entretanto.
· Alternativas –ou; ou... ,ou...; ora..., ora...
· Conclusivas –logo, portanto, pois (posposto ao verbo).
· Explicativas –pois (anteposto ao verbo), que, porque, porquanto.


Conjunções Subordinativa

· Causais –porque, como, uma vez que.
· Concessivas –embora, ainda que, mesmo que, conquanto.
· Condicionais –se, caso, desde que.
· Conformativas –conforme, consoante, segundo.
· Comparativa –como, mais... (do) que, menos... (do) que.
· Finais –para que, a fim de que, que, porque.
· Proporcionais –à medida que, à proporção que, ao passo que, menos.
· Temporais –quando, enquanto, antes que, depois que, logo.
Nota. Embora as conjunções sejem poucas, as outras classes de palavras podem assumir o papel de conjunção. Aí que mora o perigo!
Nota. As conjunções ditas "essenciais" (isto é, palavras que funcionam somente como conjunção) são as seguintes: e, nem, mas, porém, todavia, contudo, entretanto, ou, porque,pois, portanto, se, ora, apesar e como.

QUESTÕES
(FCC) No período “Essa situação ocorrerá, pois, desde amanhã.” A conjunção sublinhada exerce função de:
a)conclusiva
b) explicativa
c)proporcional
d) temporal
e)condicional
GABARITO: A

(FCC) “A situação está precária, não obstante conseguiremos resolve- la”. Pode-se substituir o termo sublinhado com um de igual sentido por:
a)a fim de que
b)enquanto
c) ao passo que
d) visto que
e) entretanto
GABARITO: E

(CESPE) No período “Sairemos logo que ela acordar”.
( )Encontra-se uma indicação de tempo.
( ) Ocorre uma locução conjuntiva com sentido consecutivo.
( ) ocorre um advérbio modificativo do verbo sairemos.
( ) Possui orações compostas por subordinação.
GABARITO: V; F; F; V

(FCC) No período “Os salários sairão em folha de pagamento, contanto que os
adicionais sejam pagos” (l.4), pode-se substituir a expressão sublinhada, mantendo-se o mesmo sentido e correção gramatical, por:
a)à proporção que
b)embora
c)mesmo que
d)desde que
e)à medida que
GABARITO: D

(FCC)... “É esse problema que o Brasil enfrenta, pois, a marginalização está
assustadora”. A palavra sublinhada expressa idéia de:
a) adição
b) adversidade
c) alternativa
d) explicação
e) conclusão
GABARITO: E

(FCC) “Sairemos depois que Juliana chegar”. O termo depois que :
a) exprime concessão
b) exprime condição ou hipótese
c) exprime conformidade
d) exprime finalidade
e) indica tempo
GABARITO: E

(FCC) “...o Brasil está com níveis mais baixos do que os países da América Latina”. A expressão em destaque expressa:
a) comparação
b) finalidade
c) proporção
d) condição
e) concessão
GABARITO: A

(FCC) “... a pobreza nos países africanos está ridícula, já que algo poderia ser feito”. A expressão em destaque exprime idéia de:
a) causa
b) condição
c) conseqüência
d) proporção
e) tempo
GABARITO: A

(ESAF) Na linha 05, o período “...a situação ocorreu no momento que continuavam as
farsas”, ocorre composição:
a) por coordenação aditiva
b) por coordenação conformativa
c) por subordinação substantiva
d) por subordinação adjetiva
e) por subordinação adverbial
GABARITO: ATENÇÃO: O gabarito oficial aponta como correta a alternativa C.
Porém, discute-se que a alternativa correta é expressa em E.

O Brasil deixará a produção agrícola que sustenta todo o país.
(ESAF) Em relação ao primeiro período do segundo parágrafo, pode-se afirmar
corretamente que:
a) é composto por orações que estabelecem entre si relações de coordenação
b) é composto por uma oração subordinada substantiva
c) é composto, apenas, por uma oração subordinada substantiva.
d) é composto por uma oração subordinada adjetiva
e) é composto por uma oração subordinada adverbial
GABARITO: D

(CESPE) “A situação da pessoa brasileira encontra-se em calamidade, que esteve em destaque ultimamente.” Analise as assertivas:
( ) Se ocorrer a retirada da virgula, haverá mudança de significado.
( ) A oração “que esteve em destaque ultimamente” refere-se a pessoa brasileira.
( ) Se a palavra calamidade estivesse no plural não haveria necessidade de outras
alterações no período.
( ) Existem problemas de significado quanto a construção deste período.
GABARITO: V; F; F; V

Você deve conversar abertamente com ela sobre seus sentimentos. Deve esquecê-la definitivamente.
(ESAF) Mantendo a correção gramatical, a clareza e o sentido, pode-se unir os dois primeiros períodos do texto, utilizando a conjunção:
a) à proporção que
b) que
c) pois
d) porque
e) já que
GABARITO:E

RABISCOS
invariáveis
Função: conecta/liga (oração ou termos)
Locução conjuntiva: mais de uma palavra com função de uma conjunção
Coordenadas: independentes, ligação por sentido.
Subordinadas: dependentes.

FONTES

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