Os sete passos da concordância nominal - por Dad Squarisi*

Você já foi a Roma? Se não foi, vá. Lido de trás pra frente, o nome da capital da Itália forma a palavra amor. A Cidade Eterna tem história milenar. Conta o mito que Rômulo e Remo a construíram sete séculos e meio antes de Cristo. A escolha do local, às margens do Rio Tibre, tem tudo a ver com o sete cabalístico.

Sete colinas compõem o centro da urbe -- Palatino, Aventino, Campidoglio (ou Capitólio), Quirinale, Viminale, Esquilino e Celio. Muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito depois, quando Constantino buscava um sítio para construir a capital do mundo cristão, escolheu Constantinopla, hoje Istambul. Por quê? Ali havia sete colinas que lembravam Roma, a capital do mundo pagão.

A língua também se inspirou no sete. A concordância nominal serve de exemplo. Sete regras põem o assunto no bolso. Antes de chegar a elas, observe dois pormenores. Um: se o adjetivo modifica um ou mais de um substantivo. O outro: se vem antes ou depois do substantivo. Pronto. Vamos aos passos do séptulo.

Um

Se o adjetivo modifica um só substantivo, com ele concorda em gênero e número, quer esteja anteposto, quer posposto: casa branca, alvas paredes, livro grosso, trabalhos pesados.

Dois

Se vier anteposto a mais de um substantivo, o adjetivo concorda com o mais próximo, ou seja, o primeiro deles: má hora e lugar, sérios encargos e obrigações.

Exceção: Quando os substantivos são nomes próprios ou nomes de parentesco, o adjetivo vai sempre para o plural: O Brasil admira os denodados Caxias e Tamandaré. Elogiou as aplicadas tia, prima e sobrinha.

Três

O adjetivo, quando posposto a dois ou mais substantivos, pode concordar com o mais próximo ou com os dois. Observe a primazia do masculino sobre o feminino e do plural sobre o singular: Estudo a língua e a literatura portuguesa (portuguesas). Comprei uma bolsa e um tênis esportivo (esportivos).

Quatro

Quando dois ou mais adjetivos se referem ao mesmo substantivo acompanhado de artigo, aceitam-se estas construções: Estudo as literaturas brasileira e portuguesa. Estudo a literatura brasileira e a portuguesa.

Cinco

O adjetivo possível, em construções do tipo o mais...possível, o melhor possível, o pior possível, concorda com o artigo: o mais elegante possível, os mais elegantes possíveis; o melhor possível, os melhores possíveis; o pior possível, os piores possíveis.

Seis

Anexo, incluso, junto, bastante, nenhum, leso, meio, mesmo, próprio e só
concordam com o substantivo a que se referem: Meio-dia e meia (hora), meias verdades, bastantes pessoas, requerimentos inclusos, cópias anexas, homens nenhuns, nenhumas causas, lesa-pátria, leso-patriotismo, ela mesma, elas mesmas, nós próprios. Nós estamos totalmente sós.

Sete

As expressões um e outro e nem um nem outro devem ser seguidas de um substantivo no singular: um e outro candidato; uma e outra porta; nem um nem outro aluno.

Atenção: se um e outro for seguido de adjetivo, o substantivo fica no singular e o adjetivo no plural: Um e outro candidato eleitos, uma e outra sentença justas.

(*) Dad Squarisi é editora de Opinião do Jornal Correio Braziliense e comentarista da TV Brasília. Além disso, a profissional participa de bancas examinadoras de concursos e possui várias obras sobre Português.

FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário